Pesquisa: 65% dos brasileiros concordam com idade mínima para aposentadoria

Mesmo não acreditando em pesquisa. Vejam esta montagem divulgada pelo UOL:VEJAM A PROCEDÊNCIA.

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 65% dos brasileiros concordam com a criação de uma idade mínima para a aposentadoria para todos os trabalhadores. Representante das indústrias, a CNI defende a reforma da Previdência.
A pesquisa, que verifica a opinião dos brasileiros sobre mudanças na aposentadoria, foi feita em parceria com o Ibope Inteligência entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2015, mas só foi divulgada nesta quarta-feira (18).
As entrevistas aconteceram, portanto, antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff e da posse do presidente interino, Michel Temer.
Segundo José Augusto Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da CNI, a pesquisa demorou cinco meses para ser lançada por questões técnicas, mas também porque avaliaram a melhor oportunidade.
"Nós começamos a pensar 'vai ter processo de impeachment, não adianta eu lançar nesse momento que eu não vou ter atenção e ressonância para a pesquisa'", disse.
Dos entrevistados, 29% discordam total ou parcialmente da ideia de estabelecer uma idade mínima, outros 3% não concordam nem discordam e 3% não sabem ou não responderam.
No total, 2.002 pessoas em 143 municípios foram questionadas sobre: criação de uma idade mínima para se aposentar, fator previdenciário, idade diferenciada para aposentadoria de algumas categorias e a possibilidade de aumentar impostos para manter as regras atuais, entre outros pontos.

Idade mínima ou mais impostos?

A pesquisa também mostrou que a maioria dos brasileiros (75%) prefere mudar as regras atuais a pagar mais impostos para sustentar a Previdência. Dos entrevistados, 10% preferem mais impostos e 14% não souberam ou não quiseram responder.
Além disso, 72% apoiam que as regras de aposentadoria sejam iguais para todos os trabalhadores, com a mesma idade, mesma quantidade de anos de contribuição e mesmo valor máximo de aposentadoria.
Em relação à pesquisa anterior, de 2014, mais pessoas apoiam que o trabalhador se aposente mais velho. Antes, 43% concordavam com a idade mínima de 55 anos para a aposentadoria, percentual que passou para 48% agora.

Como é a aposentadoria hoje

Atualmente, o Brasil tem várias modalidades de aposentadoria, cada uma com um cálculo diferente.

Na aposentadoria por idade, o trabalhador precisa ter no mínimo 60 anos, se for mulher, ou 65, se for homem.

Mas nas outras modalidades não há idade mínima. A fórmula 85/95, por exemplo, soma idade e tempo de contribuição.

Reforma da Previdência

A reforma da Previdência tem sido um dos principais temas no governo do presidente interino Michel Temer (PMDB).
Em seu primeiro pronunciamento no cargo, ele disse que eventuais mudanças na lei trabalhista e na aposentadoria não vão afetar direitos adquiridos. Ele disse que vai respeitar a Constituição e ouvir a sociedade antes de qualquer mudança.
Nesta semana, governo e representantes de sindicatos estão se reunindo para começar a debater mudanças na Previdência. A maior central sindical do país, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) se reunirá com outras centrais na sexta para debater a questão.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que pretende propor uma reforma da Previdência em até 30 dias e que a proposta pode incluir a criação da idade mínima
Em seu primeiro pronunciamento, na sexta-feira passada, disse que o governo deve respeitar direitos "claramente adquiridos" na reforma da aposentadoria, mas que o conceito de direito adquirido não está acima da Constituição.
A CNI diz ter entregado a Temer um documento com 36 medidas que considera fundamentais para recuperar a confiança dos investidores. Entre elas, está a reforma da Previdência.