Portal de Informações sobre Relações do Trabalho

A Secretaria de Relações de Trabalho, do Ministério do Trabalho, apresenta o Portal de Relações de Trabalho, sistema que disponibiliza informações provenientes dos registros administrativos da Secretaria (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES, Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho – MEDIADOR e Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário – SIRETT), juntamente com o Anuário de Contribuição Sindical da Caixa Econômica Federal e a base da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, acerca do perfil da organização sindical no Brasil.
Essa primeira versão do Portal trará informações relativas a três eixos temáticos, Entidades Sindicais, Arrecadação e Registro Sindical. As bases de dados utilizadas são registros administrativos desta Secretaria: Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) e Anuário de Contribuição Sindical da Caixa Econômica Federal.
O Portal foi desenvolvido para propiciar transparência, disponibilizar informações em condições de serem interpretadas e trabalhadas, e democratizar o acesso às informações sobre o funcionamento da administração pública e sobre a execução das suas ações e resultados produzidos.
A sistematização e a divulgação das informações de forma acessível para a sociedade fornecem insumos para a compreensão do cenário de relações de trabalho no Brasil, fortalecem a democratização nas relações de trabalho, a disseminação de conhecimento e o aprimoramento da Gestão Pública.