Micro e pequenas empresas cortam quase 50 mil empregos

A retração que afeta a economia brasileira atingiu em cheio as micro e pequenas empresas. Levantamento realizado pelo Sebrae Nacional com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) registrou, em outubro, o fechamento de 49,7 mil vagas com carteira assinada nas MPEs. No mesmo período do ano passado, o segmento havia criado 52,7 mil novos postos de trabalho.
O corte é uma tendência desde o mês passado, quando a pesquisa apurou a perda de 23,4 mil registros em carteira. O segmento que encabeça o movimento é a indústria de transformação, que eliminou 19,5 mil vagas no último mês, seguido pela construção civil (14 mil). O comércio, que vê neste período uma janela para faturar mais com as vendas de fim de ano, precisou cortar 2 mil empregados formais.
Fonte: O Estadão.