PEC Kamikaze é mais uma “manobra” de Bolsonaro para tentar ganhar a eleição, dispara presidente da UGT-BA

O presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, afirmou que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 01/22, conhecida como a PEC Kamikaze, que prevê a liberação de gastos do governo federal e a criação de novos benefícios sociais em ano eleitoral, o que seria possível com a decretação de um estado de emergência, não passa de mais uma manobra política do presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar garantir a reeleição.

“Ao tentar aumentar o Auxílio Brasil para R$ 600,00, às vésperas da eleição, fica evidente que o presidente Jair Bolsonaro quer enganar a população para tentar se reeleger. Se o governo quisesse realmente atender as necessidades do povo brasileiro, poderia ter ouvido os apelos da oposição e dos movimentos sociais, que sempre lutaram por este valor, desde quando foi instituído o auxílio emergencial, no início da pandemia”, disse o dirigente sindical.

Na avaliação de Marcelo Carvalho, “a fome que assola 33 milhões de brasileiros não se erradicará apenas com o aumento no valor do Auxílio Brasil, pois além do prazo do pagamento do benefício ser curto, a inflação vai corroer o poder de compra dessas famílias”.

“Ao marcar uma data de término do auxílio, o governo atende parcialmente essa camada vulnerável da população, mas empurra o problema para o futuro, sem resolvê-lo”, completa o presidente da UGT-BA.

A comissão especial da Câmara começou a analisar, na manhã desta quinta-feira (7), a PEC. Se aprovado, o texto segue para o plenário, onde deve ser analisado ainda nesta quinta. Para passar, precisa do apoio mínimo de 308 deputados, em votação em dois turnos. Como a proposta já foi aprovada no Senado, se não for alterada pela Câmara, segue para promulgação.

Fonte e Foto: Política Livre