INSS tem fila de 6 meses para pedir aposentadoria


Quem planeja conseguir uma aposentadoria do INSS neste ano precisará de paciência.

A espera entre a data do agendamento e o atendimento chega a seis meses.

O Agora consultou datas disponíveis para pedir aposentadorias por idade e por tempo de contribuição em 59 agências na capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior paulista.

Em consulta feita na sexta-feira, para o benefício por tempo de contribuição, 48 unidades só tinham vagas a partir de 15 de abril, três meses após o agendamento.

Em 12 locais, só seria possível ir ao posto entre os dias 1º e 12 de julho.

Para os benefícios por idade, a espera também superava três meses em 44 locais.

Em três, havia datas disponíveis só em julho.

Não há prazo mínimo determinado por lei entre o agendamento e a data de entrada na agência, mas a espera deixa de ser razoável quando passa de dois meses, segundo a advogada Adriane Bramante, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). ‘’ Essa espera ainda é consequência da greve, mas o INSS precisará colocar esses atendimentos em dia’, afirma.

Os funcionários administrativos do INSS ficaram em greve entre julho e setembro de 2015. Os peritos estão parados há quatro meses.Quem tem direto ao beneficio recebe os valores, corrigidos pela inflação, de todos os meses em que esperou pelo atendimento. ‘’Porém, o segurado que descobrir que falta algum tempo de contribuição apenas no dia em que o INSS for analisar sua documentação, terá perdido meses à espera dessa informação.’’

Resposta: Paralisação aumentou a demora

A Superintendência Regional do INSS em São Paulo informou que a demora entre o agendamento e o atendimento nas agências se deve ao acúmulo de serviços provocado pela greve de funcionários administrativos.

O INSS fez um acordo com a entidade representativa dos servidores que permite o pagamento das horas paradas por meio da execução de atividades como reforço no atendimento ao público, análise de processos não concluídos e mutirões.

Fonte: Agora SP - 18/01/2016

Comentários

Postagens mais visitadas