39% dos trabalhadores não têm férias há no mínimo 1 ano, diz pesquisa

carteira
Percentual é maior do que os 36,9% registrados em julho do ano passado.
Entre os que tiveram o descanso, 25,8% tiveram 30 dias de férias.

Mais de 39% dos trabalhadores brasileiros disseram não ter tirado férias nos últimos 12 meses, apontou pesquisa da Catho, que traça um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais do país. O percentual é maior do que os 36,9% registrados em julho do ano passado.

Entre os profissionais que tiveram o período de descanso 5,6% ficaram em casa por  uma semana e 13,6% por duas semanas.

Entre os que tiraram uma pausa maior, 15,8% tiraram férias por três semanas e 25,8% pelo período completo.

“O período de férias é importante para que o profissional descanse e depois possa retomar suas atividades com fôlego renovado. Em um período em que as empresas reduzem quadros e exigem mais do funcionário, no entanto, tornam-se mais comuns os casos em que o profissional decide adiar as férias”, afirma Murilo Cavellucci, Diretor de Gente e Gestão da Catho.

As informações fazem parte da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, um estudo anual feito pela Catho desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, ela passou a ser anual em 2013.

O levantamento de 2015 contou com 23.011 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 54,2% estão empregados; sendo que 29,7% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015.