O seu sindicato promove a Sustentabilidade?

O Sindicato, por se tratar de uma entidade que representa uma classe profissional, deve sobre tudo promover atos que possam servir de exemplo aos membros, associados e filiados. Para isso, se faz necessário que este promova a sustentabilidade, além de incentivar o ato a todos os participantes de seu ciclo. Veja a seguir algumas dicas e informações sobre o tema:

O que é sustentabilidade?

A palavra tem como significados: preservar e cuidar. Com isso em mente trazemos à essa realidade os conceitos energéticos e ambientais; assim, essa pode ser entendida como sendo as práticas destinadas a preservação do meio ambiente.
Em suma, o termo consiste em possuir a característica de ser sustentável, ou seja, é quando existe a possibilidade de se beneficiar dos atributos de algo e mesmo assim mantê-lo.

O Sindicato e a sustentabilidade

Munidos dessas informações e utilizando técnicas que buscam em conjunto o respeito pelo meio ambiente e também o progresso do Sindicato, atingiremos a meta proposta.
Isso porque, de nada adiantaria apenas conservar as questões ambientais se a outra parte fosse levada à falência.  É preciso unir ambos requisitos através de medidas éticas que conservam a natureza, auxiliam a sociedade, com foco no desenvolvimento econômico.
Dessa forma, trouxemos nesse post, algumas dicas de como implantar a sustentabilidade em sua entidade.

Principais técnicas de sustentabilidade

Para facilitar o entendimento e permitir que sejam colocados em prática o que tratamos aqui, vamos trazer as principais técnicas de sustentabilidade que podem ser aplicadas em seu Sindicato.
  • Reaproveitamento: incentive os métodos onde as matérias possam ser reaproveitadas. Preze pela economia de papel e, pela fabricação de rascunhos com aqueles que forem inutilizados. Crie sistemas de reaproveitamento e tratamento de água, com foco na utilização pela própria entidade. Faça um protocolo de retirada de material para que haja um controle ao direcionamento dos recursos.
  • Utilize energias alternativas: aplique também técnicas de reciclagem de lixo sólido. As energias alternativas podem ser uma opção incrível para o desenvolvimento de seu Sindicato, reduzindo os custos de sua instituição.
  • Economize a energia elétrica: incentive a redução de custos; contrate profissionais para palestrar sobre os benefícios trazidos pela economia de energia. Ações como: desligar o monitor, apagar a luz de um ambiente vazio, instalar um temporizador nos banheiros, são ótimas ferramentas de controle nesse sentido.
  • Promova a ideia: crie aos poucos novas regras desse sistema e incentive o uso com o cumprimento de metas. Informe os empregados dessa nova realidade e procure conscientizar para que a prática também se estenda à suas casas.
Lembre-se que ter um bom planejamento é fundamental para conseguir implementar as técnicas corretas. Uma boa ideia é entrar em contato com um profissional ambiental para um melhor auxílio e colaboração nesse sentido.

Benefícios de ser sustentável

Além de trazer vantagens para o meio ambiente; também melhora a imagem do Sindicato; associados e filiados em geral têm uma melhor visão da entidade caso essa trabalhe de forma sustentável.
Nesse sentido, também vale citar os empregados e colaboradores que passam a se sentir mais motivados ao trabalho sabendo que fazem parte dessa ação. Fato que maximiza o desempenho e rendimentos da instituição.
Além disso, com a implantação dessas rotinas, é ainda possível reduzir consideravelmente os custos, principalmente na adoção de práticas como reciclagem e reaproveitamento.