Solidariedade decide abandonar candidatura de Lira e apoiar Baleia Rossi

Categoria: Notícias

O partido Solidariedade decidiu, nesta segunda-feira (18), numa reunião de sua direção e da bancada na Câmara, abandonar a candidatura do líder do PP à presidência da Casa, Arthur Lira (AL), e apoiar o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP). A eleição vai ser no dia 1º de fevereiro, de forma secreta e presencial.

paulinho forca
Deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) em discurso no plenário da Câmara, em Brasília.
Ele é presidente do partido | Foto: Agência Câmara

O argumento foi de que o Legislativo precisa de independência para atuar na defesa da democracia, enfrentamento da pandemia da covid-19 e de um dos “mais graves índices de desemprego na história do país”. Todos esses desafios, disse o partido em nota, “devem ser enfrentados com soluções bem negociadas pelos poderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie”.

Leia também:
Eleição na Câmara: votação vai ser presencial e secreta

Lira é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto Baleia concorre com apoio de partidos mais independentes em relação ao governo e também com a maioria da oposição.

“O conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos por ele para esse equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República são as razões que fazem o Solidariedade se empenhar também pela adesão de outras forças sociais e políticas no apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal”, disse o partido por meio de nota pública.

O Solidariedade tem 14 deputados federais e, inicialmente, tinha declarado apoio a Lira, participando inclusive do ato de lançamento da candidatura do pepista, mas recuou após pressão da base sindical de seu presidente, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força.

Desse modo, com o apoio do SD, o bloco formado na Câmara que referencia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) agora é composto por 12 siglas*: PT (52), PSL (36), MDB (33), PSDB (33), PSB (30), PDT (26), DEM (29), PCdoB (7), Cidadania (7), PV (4) e Rede (1).

O bloco que apoia Lira, então, fica agora com 9 partidos*: PL (43), PP (40), PSD (35), Republicanos (31), Pros (11), PTB (11), Avante (8), Patriota (6) e PSC (9). (Com Valor Econômico)