TRABALHADORES EM CONCESSIONÁRIAS E DISTRIBUIDORAS DE VEÍCULO NOVOS DE SP OPTAM PELO DIA DO COMERCIÁRIOS PAGO EM DINHEIRO

Entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) fez uma consulta, junto aos trabalhadores e trabalhadoras em concessionárias e distribuidoras de veículo novos para saber se a categoria preferiria receber o Dia do Comerciário em folga ou dinheiro.

Com a maioria dos votos, os (as) comerciários (as) optaram por receber em dinheiro.

A proposta da consulta surgiu após o início das negociações com o setor patronal para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 22/23, pois durante a reunião com o Sincodiv, o SECSP pleiteou que fosse retirada da cláusula a possibilidade de folga, deixando claro somente o recebimento em dinheiro. Contudo, o setor patronal alegou que a folga seria uma pretensão dos trabalhadores e não o pagamento, diante dessa dúvida o SESCSP foi para a base consultar a categoria.

Durante a consulta, os (as) trabalhadores (as) puderam optar por votar em três alternativas:

1. Recebimento de até dois dias de folga; ou

2. Recebimento de até dois dias em dinheiro; ou

3. Recebimento de um dia de folga e um em dinheiro.

Segundo a CCT, no Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro, será concedida ao (a) trabalhador (a) que pertencer ao quadro de trabalho da concessionária nesse dia, uma gratificação correspondente a um ou dois dias da sua respectiva remuneração mensal, desde que cumpra a determinação de estar trabalhando mais de 90 dias na empresa. A íntegra do contrato pode ser vista clicando aqui, na cláusula vigésima terceira.

Segundo José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato, a assembleia foi soberana e expressou a vontade da categoria. “Foi uma ação construída em varias mãos, inclusive com aporte do sindicato patronal, mas a competência de fazer a consulta seria do SECSP e prevaleceu, de forma democrática, o desejo da maioria dos trabalhadores”.