Centrais conclamam sindicatos a protegerem Estado de Direito

Categoria: Agência DIAP

Diante dos ataques ao Congresso, STF e Palácio do Planalto perpetrados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (8), na Praça dos Três Poderes, as centrais sindicais divulgaram nota pública em que defendem o Estado Democrático de Direito e conclamam os sindicatos brasileiros a defendê-lo.

lula intervencao df whatsapp image 2023 01 08 at 190812
Presidente Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF | Foto: divulgação/Ricardo Stuckert

As entidades também cobram das autoridades públicas “ação enérgica para garantir a soberania popular, o cumprimento da Constituição e o pleno exercício da democracia.”

E, ainda, expressaram “solidariedade aos membros do três Poderes da República” e “apoio às iniciativas e medidas necessárias e urgentes para ocuparmos a nossa institucionalidade rapidamente, com a intervenção federal no GDF.”

As sedes dos 3 poderes — Legislativo (Congresso), Executivo (Palácio do Planalto) e Judiciário (STF) — foram invadidas, depredadas e pilhadas.

Foram atos de vandalismo e terrorismo contra os prédios que sediam as instituições da democracia.

Os prejuízos são incalculáveis.

Intervenção federal na segurança do DF
Diante da gravidade dos fatos, da violência e terror praticados pelos bolsonaristas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a publicação, neste domingo, de decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do GDF (governo do Distrito Federal).

Segundo o decreto, o prazo da intervenção vai até 31 de janeiro de 2023.

Afastamento do governador do DF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), também decidiu na madrugada desta segunda-feira (9), afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias.

Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que vai liderar o governo no Congresso, e da AGU (Advocacia-Geral da União).

Leia, na íntegra, a nota das centrais sindicais:

nota centrais terror bolsonarista