OIT: mais da metade da América Latina trabalha na informalidade

Mais de 50% dos trabalhadores da América Latina trabalham de maneira informal, o que coloca em risco as democracias da região, assegurou quinta (24) no Panamá um funcionário da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Divulgação
No Brasil, 76,1% têm tregistro em Carteira,
diz IBGE

"Entre 50% e 60% estão em condições de informalidade", diz o jornalista Virgilio Levaggi, diretor da OIT para América Central, Haiti e República Dominicana.

Segundo Levaggi, uma pessoa que tem um trabalho formal pensa em progredir, enquanto os trabalhadores informais querem apenas sobreviver, sem sequer ter acesso a todos os direitos e a recursos básicos.

A Declaração de Lima pediu o combate à desigualdade por meio de políticas públicas integradas, econômicas e sociais, que promovam a inclusão social, o trabalho decente e o emprego produtivo.

Trabalho decente - "A grande preocupação da América Latina é a qualidade do emprego", afirmou Levaggi, que acha necessário aumentar a produtividade e reduzir a desigualdade de renda.

De acordo com o funcionário da OIT, a informalidade no trabalho existe desde a época colonial, com taxas que há alguns anos superaram os 80%, principalmente no comércio, na agricultura e, um pouco menos, na indústria.

Menores - A situação dos menores é preocupante. A OIT estima que 12,5 milhões de crianças e adolescentes trabalham na América Latina. Destas, 9,5 milhões atuam em condições perigosas.

Fonte: www.em.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas