Carta pede a bispos apoio contra desmonte das políticas públicas de seguridade social

Diversas entidades que participaram do seminário "Desmonte da Previdência Social no Brasil: a quem interessa?", esta semana em Brasília (DF), enviaram uma carta à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pedindo que a entidade some forças para conscientizar o povo sobre o desmonte das políticas públicas de seguridade social - em referência à reforma da Previdência, proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).

:: Reforma da Previdência "não é cristã", diz representante da CNBB ::

O evento, organizado pela Rede Jubileu Sul Brasil, começou na última segunda-feira (27) e terminou neste quarta (29), com participação de entidades de 15 estados brasileiros e cinco diferentes países da América Latina.

A carta também pede que a CNBB, suas Pastorais e seus organismos apoiem o movimento nacional do dia 30 de maio em defensa da educação e a greve geral prevista para o dia 14 de junho, em defesa da seguridade e previdência social.

Para finalizar, o texto diz que a participação das entidades de base da igreja é essencial para fortalecer os direitos humanos e o combate às desigualdades, à pobreza e à injustiça, em consonância com as manifestações da própria CNBB - durante a 57ª Assembleia - e com os ensinamentos do Papa Francisco.

Confira a carta na íntegra:

MENSAGEM À CNBB

As entidades e organizações listadas abaixo, reunidas em Brasília, a convite da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da CNBB, debateram os impactos das iniciativas e projetos de mudanças constitucionais e legais que alteram de maneira regressiva os direitos sociais definidos na nossa Constituição Federal.

A avaliação compartilhada identifica uma ampla agenda que visa ao desmonte das políticas públicas de seguridade social (assistência, saúde e previdência social), de educação, dos direitos trabalhistas e da promoção social em sentido amplo, ao mesmo tempo em que só privilegiam o setor financeiro nacional e internacional.

Diante de tal ataque, consideram essencial que compartilhemos iniciativas e esforços de construção de unidade em torno de movimentos de resistência aos desmontes e de atuação propositiva para ampliar a proteção e promoção social universal, com prioridade aos mais pobres.

A nossa agenda comum deve enfrentar o desafio de atuar sobre as causas da crise produzida, que gera as desigualdades e as injustiças, combatendo o poder do sistema financeiro, que retira capacidade do sistema produtivo de gerar emprego e renda aos trabalhadores, bem como atuando de forma articulada para a promoção de uma reforma tributária justa e cidadã.

Diante disso, convidamos a CNBB e suas Pastorais e organismos a se somarem nessa cooperação, atuando na conscientização e esclarecimento do povo, nas comunidades e regiões brasileiras. Em especial, pedimos o apoio ao movimento nacional do dia 30 de maio em defesa da educação e aos atos previstos para o dia 14 de junho, em defesa da seguridade e previdência social.

Consideramos, como em momentos anteriores, inclusive na Campanha da Fraternidade, a participação das entidades de base da igreja, e o apoio desta, parte essencial da unidade e cooperação que queremos continuar construindo, em sintonia com as manifestações da CNBB emanadas na 57ª Assembleia, os ensinamentos do Papa Francisco visando ao fortalecimento dos direitos humanos e ao combate às desigualdades, à pobreza e à injustiça.

ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia

ANFIP - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

Auditoria Cidadã da Divida

CBJP - Comissão Brasileira Justiça e Paz

CFP - Conselho Federal de Psicologia

CGTB - Central Geral dos Trabalhadores do Brasil

CIMI - Conselho Indigenista Missionário

CJP/DF - Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília

CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura

CONTRACS - Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços

CONTRAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil

CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros

CSP- Conlutas

CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

CUT - Central Única dos Trabalhadores

DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos SocioeconÒmicos

FENAFISCO - Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital

FMCJS - Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social