Se prepare, 13º salário vai começar a ser pago até o mês que vem aos trabalhadores

FONTE: Jornal Contábil

Confira quando deve ser pago o 13º salário este ano e como calcular o valor exato a receber
Salário poderá ser recebido fora da conta bancáriaCrédito: Divulgação
Conforme a chegada do final do ano, muitos trabalhadores começam a se programar para o recebimento do 13º salário, bem como para saber quando vão receber e o que fazer com o dinheiro, ainda mais em um ano onde o preço de praticamente tudo, subiu.

O pagamento do 13º salário este ano seguirá as mesmas datas dos anos anteriores. Onde, conforme regra estabelecida pela legislação trabalhista, a parcela natalina é dividida em duas parcelas, onde a primeira delas deve ser paga aos trabalhadores até o final do mês de novembro e a segunda no mês de dezembro.

Primeira parcela do 13º salário

A primeira parcela corresponde a 50% do salário e deve ser paga até o dia 30 de novembro. Além disso, a primeira parcela é livre de descontos de encargos trabalhistas como INSS e IRRF.

Normalmente as empresas acabam optando por realizar o pagamento no final de novembro, contudo, as empresas podem pagar a primeira parcela a partir de fevereiro aos trabalhadores.

O 13º salário é pago proporcionalmente a quantidade de meses trabalhados. Logo, quem trabalhou o ano inteiro na primeira parcela recebe metade do salário normal. Confira o exemplo:

Trabalhador que exerceu atividade o ano inteiro com uma remuneração de R$ 2.500.
  • 2.500 ÷ 12 (meses do ano) = 208,33 (por mês trabalhado)
  • 208,33 (valor por mês trabalhado) x 12 (meses trabalhados = R$ 2.500 (valor a receber de 13º salário)
  • Assim a primeira parcela será de R$ 2.500 x 50% = R$ 1.250
Segunda parcela do 13º salário
No caso da segunda parcela do 13º salário, o mesmo deve ser pago até o dia 20 de dezembro. O valor da segunda parcela corresponde aos outros 50%, porém, a segunda parcela terá um valor menor, pois terá os descontos de encargos trabalhistas, como INSS e IRRF.

Trabalhadores comissionados
No caso dos trabalhadores comissionados o valor do 13º salário é calculado conforme a média de valores recebidos entre os meses de janeiro e outubro para a primeira parcela. No caso da segunda parcela é calculado entre os meses de janeiro e novembro.