13º salário do INSS: primeira parcela começa a ser paga em uma semana


 O Dia

13º salário do INSS: primeira parcela começa a ser paga em uma semana

A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a ser paga na próxima segunda-feira (25). O governo antecipou o pagamento do abono anual pelo terceiro ano consecutivo.

O benefício será pago junto à competência de abril.

Entre os dias 25 de abril e 6 de maio, os valores serão liberados para segurados que recebem um salário mínimo (R$ 1.212). Quem recebe mais do que o piso será pago entre os dias 2 e 6 de maio. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício.

A exceção é para quem passou a receber a aposentadoria ou pensão depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

A segunda parcela, já com os descontos relativos ao Imposto de Renda (IR), será paga entre os dias 25 de maio e 7 de junho, para quem recebe o mínimo. Quem recebe mais terá o dinheiro entre 1º e 7 de junho.

O calendário segue o número final do benefício (NB), que tem 10 dígitos e aparece no seguinte formato: 999.999.99  9  -9. É preciso considerar o penúltimo algarismo.


Segundo dados do governo, aproximadamente 30,5 milhões de aposentados e pensionistas receberão o 13º salário do INSS em 2022. A medida deve injetar R$ 56,7 bilhões na economia.

Comentários

Postagens mais visitadas