Novo presidente dos Correios promete respeito e diálogo com os trabalhadores

Escolhido pelo presidente Lula, Fabiano Silva também se comprometeu com o fortalecimento da estatal e seu papel social. Dirigentes da CUT participaram de encontro em Brasília com o novo gestor

O novo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, prometeu respeito e diálogo com os trabalhadores e as trabalhadoras, em reunião com dirigentes sindicais da CUT e da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), nesta quinta-feira (9).

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o novo gestor afirmou que sua missão será fortalecer a empresa e seu caráter público, assim como o diálogo com os representantes dos trabalhadores, que lutaram contra a retirada de  direitos e a ameaça de privatização dos Correios, pautas prioritárias do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fabiano reforçou que vai valorizar os trabalhadores em sua gestão, como a Fentect vem reivindicando nos últimos anos.

"Vim com a tarefa de fortalecer os Correios como empresa pública, mas também respeitar e valorizar os empregados. Esse foi o pedido do presidente Lula".

- Fabiano Silva dos Santos

Com a mudança na presidência dos Correios, a relação entre empresa e trabalhadores mudará ”da água para o vinho”, diz o secretário de Comunicação da Fentect-CUT, Emerson Marinho.

“Muda tudo para o trabalhador. Antes tínhamos uma gestão militarizada, com corte do diálogo, assédio moral e pressão contra trabalhadores que não podiam expressar descontentamento nem mesmo em suas redes sociais pessoais”, conta o dirigente.

“Esperamos dessa nova gestão que os trabalhadores sejam tratados com respeito e que as representações dos trabalhadores voltem a ter espaço e diálogo permanente com os gestores para a resolução de demandas e possíveis conflitos nas relações de trabalho”, complementou Amanda Corsino, dirigente da CUT Nacional e presidenta do Sindicato dos Trabalhados em Correios e Telégrafos do DF (Sintect-DF ), também presente na reunião. A dirigente ressaltou a luta contra o empobrecimento de toda a categoria durante a gestão anterior.

Mudanças já começaram

Uma das primeiras ações do novo presidente dos Correios foi enviar um comunicado na rede interna dos trabalhadores reafirmando seu compromisso. Logo nas primeiras horas da manhã da quinta-feira, Fabiano relatou aos trabalhadores, via rede interna que sua tarefa, além do respeito aos trabalhadores é “o fortalecimento dos Correios como braço do Estado no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, garantindo cidadania por meio do papel social da empresa”.

“Fabiano tem uma biografia renomada em defesa da democracia. A expectativa é positiva para os trabalhadores”, afirma Emerson Marinho.

O novo presidente, advogado e professor universitário, que foi coordenador-adjunto do grupo jurídico Prerrogativas, teve seu nome aprovado pelo Conselho de Administração dos Correios para a presidência da estatal no dia 3 de fevereiro

Defensor do diálogo e da democracia, Fabiano é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorando em Direito pela PUC-SP, tem MBA Executivo em Gestão Estratégica de Empresas pela Facamp e, por meio do grupo Prerrogativas, esteve à frente da resistência contra a prisão de Lula durante a famigerada Operação Lava-Jato.

O ex-ministro das Comunicações, Previdência Social e das secretarias de Relações Institucionais e de Governo durante os governos Lula e Dilma Rousseff, Ricardo Berzoini, também participou da reunião e elogiou a capacidade do novo gestor dos Correios.

“Ele enxerga o potencial que os Correios têm na área da logística e afirmou que trabalhará para explorar todas essas potencialidades”, disse Berzoini.

Sobre a importância da estatal, Ricardo Berzoini afirmou que os Correios “têm um potencial estratégico para que o Governo Federal possa ampliar políticas de Estado para a população brasileira, em função de ser uma empresa que está presente em todo território nacional e, por isso, ter papel fundamental para garantir inclusão social e cidadania”.

“Para a sociedade o papel é claro”, reforça Emerson Marinho. “O fortalecimento dos Correios é sinônimo de melhoria na oferta de serviços, sucateados na última gestão. Houve até orientação de total descaso com a garantia de prazos de entrega. Tudo era focado apenas nas encomendas, mesmo assim com depreciação da mão de obra”, diz o dirigente.

Ele lembra ainda que o último concurso para os Correios ocorreu em 2011 e isso afetou a qualidade. “O fortalecimento vai passar pelo concurso para melhoria nas condições de atendimento e isso já é característica da nova gestão”, ele diz.

Essa ‘virada de página’, com diz o dirigente, vai favorecer a população com ampliação de serviços. “Além da questão da entrega, o foco vai ser a prestação de serviços, o Balcão do Cidadão promovendo cidadania”, pontua Emerson Marinho.

Entre os serviços prestados pelo Balcão do Cidadão estão a emissão de CPF, consultas as restrições, acesso a regularização de débitos no Serasa, Certificados Digitais, achados e perdidos, entre outros.