MTE REGISTRA MAIS DE 112 MIL DEMISSÕES POR ACORDO DESDE IMPLANTAÇÃO DE NOVA LEI TRABALHISTA

Publicado em 02/10/2018 por Bahia Notícias

Mais de 112 mil trabalhadores já se desligaram dos empregos através de demissão por acordo com o empregador desde que a nova lei trabalhista entrou em vigor, em novembro de 2017, de acordo com dados do  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Conforme informações do portal G1, do total, a maioria é homens com mais de 30 anos e com carteira assinada no setor de serviços.
A nova lei trabalhista permite que a demissão se dê a partir de comum acordo. Nessa modalidade, a empresa paga uma multa menor sobre o saldo do FGTS, de 20% em vez de 40%, e também 50% do valor referente ao aviso-prévio. O trabalhador pode ainda movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS. Por outro lado, fica sem direito ao seguro-desemprego.
Ainda de acordo com o portal, o índice de acordos tem oscilado bastante ao longo dos meses e ainda representa menos de 2% dos desligamentos que são feitos no país a cada mês.