Centrais Sindicais se reúnem com Gaet para discutir pauta trabalhista

As Centrais Sindicais foram convidadas a participar de reunião quinta (17) com o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), instituído pelo governo. O encontro acontece na sede da UGT, Centro de São Paulo, a partir das 14 horas.

Formado por ministros e magistrados, o Gaet foi criado para discutir novas mudanças na legislação trabalhista e não conta com participação de representantes do movimento sindical.

O encontro terá quatro temas: direito trabalhista e segurança jurídica, economia e trabalho, previdência e liberdade sindical.

Para afinar os discursos, os sindicalistas realizam reunião preparatória, no Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), nesta terça (15), a partir das 14 horas.
Segundo Adilson Araújo, presidente da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil “a reunião servirá para afinar as posições e preparar a participação das Centrais com o Gaet”.

Presidente da UGT, Ricardo Patah, explica que os sindicalistas tentarão deixar as divergências de lado. Ele afirma: “Temos que encontrar uma alternativa para o que nos divide, no momento é a discussão da unicidade e pluralidade”.

Patah se diz realista com o encontro de quinta. “Como representante dos trabalhadores temos o dever de manter a discussão com o Executivo e o Parlamento. Porque se não o fizermos, a proposta tende a ser mais agressiva, como foi com a reforma trabalhista”, ele afirma.

Fonte:  Agência Sindical - 15/10/2019