Miguel Torres destaca Auxílio Emergencial e renovação das Convenções

FONTE: Agência Sindical

O sindicalismo não baixou a guarda em 2020, mesmo pressionado pela recessão, desemprego, corte de receitas, ataques a direitos e a pandemia da Covid-19. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, fala sobre as lutas do período e destaca as ações unitárias: “Foi um ano em que o sindicalismo reforçou sua unidade”, afirma. Segunda, 14, ele falou à Agência Sindical.
original_miguel-e-franzin1
PRINCIPAIS TRECHOS:

Unidade – “Terminamos 2020 mais unidos. Agimos de forma unitária nas demandas sindicais e também junto ao Congresso Nacional. Fizemos um grande 1º de Maio, online, com excelente repercussão”.

Conquista – “Vitória concreta é o Auxílio Emergencial pra mais de 60 milhões de brasileiros. O governo nem queria pagar. Depois, chegou a R$ 200,00. Mas nós atuamos no Congresso e conseguimos R$ 600,00. Continua a luta pelo prosseguimento desse benefício”.

Covid-19 – “É nossa preocupação permanente. O movimento cobrou ações do governo e buscou negociar acordos e protocolos com o setor patronal ou por empresa. Não fosse isso, haveria mais contaminações e mortes, até porque o governo nega a ciência e despreza a vida”.

Convenções – “Uma das vitórias foi a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho. As campanhas salariais começavam com os patrões querendo cortar direitos. Manter esses direitos não foi fácil. Mas o sindicalismo resistiu e preservou as garantias das categorias”.

SUS – “A pandemia ensina que a salvação está no Sistema Único de Saúde. O sindicalismo atuou por mais verbas e recursos ao SUS, como também pela proteção dos trabalhadores do setor. Fortalecer a saúde pública passa a ser tarefa ainda mais prioritária, do sindicalismo e da sociedade”.

Home – “As empresas puseram muita gente em home office e boa parte das novas vagas já é nessa modalidade. Nós queremos garantir proteção aos trabalhadores. O trabalho em casa gera pressão e desgaste. Como ficam a saúde física e também a mental desses companheiros?”

Prefeitos – A Força Sindical orienta que as entidades procurem os prefeitos reeleitos ou os novos pra tratar da pauta geral do sindicalismo e de demandas locais e específicas.