Inflação acelera em novembro e ultrapassa a barreira dos 10% no acumulado em 12 meses

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou em novembro e ultrapassou a barreira dos dois dígitos no acumulado em 12 meses. A alta foi de 1,01% no mês passado, maior porcentual para o período desde 2002, e de 10,48% no acumulado, a taxa mais elevada desde 2003. No ano, o avanço é de 9,62%. 
Pelo segundo mês consecutivo, os combustíveis lideraram o ranking dos principais impactos individuais. O litro da gasolina, segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou 3,21% mais caro para o consumidor, ainda devido ao reajuste de 6% vigente nas refinarias desde 30 de setembro.
Já o preço do etanol avançou 9,31% no mês passado, enquanto o óleo diesel teve alta de 1,76%. No grupo transportes, além dos combustíveis, as tarifas dos ônibus urbanos se destacaram, passando a custar 1,11% a mais.
Entre os grupos, no entanto, o destaque ficou com alimentos e bebidas, que subiram 1,83% na passagem de outubro para novembro. Juntos, combustíveis e alimentação foram responsáveis por 66% da inflação de novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas