Vendas do varejo no Natal devem recuar pelo segundo ano, diz Serasa

As vendas reais do comércio varejista brasileiro devem recuar mais de 5% na semana do Natal ante o mesmo período do ano passado, no segundo ano consecutivo de redução das vendas, segundo a Serasa Experian, devido à crise econômica.
No ano passado, as vendas no Natal caíram 1,7% na comparação anual, no primeiro recuo registrado na semana natalina pela Serasa Experian, que começou a levantar os dados em 2003.
— Aumento do desemprego e da inflação, crédito mais caro e mais difícil, queda da renda, é uma combinação que não perdoa o varejo — disse Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian.
Segundo o economista, a tendência de baixa já foi percebida no Dia das Crianças, quando houve redução de 5% ano contra ano. A tendência de recuo continuou em novembro.
— A Black Friday antecipou algumas vendas de Natal, mas, mesmo assim, não foi suficiente para reverter a tendência de queda no mês — disse o economista.
Em novembro, as vendas do comércio varejista recuaram 7,7% sobre o mesmo mês do ano passado. Em outubro, a baixa foi de 7,9%.
Fonte: O Globo.

Comentários

Postagens mais visitadas