DIEESE lança análise das campanhas salariais do 1º semestre

FONTE: Rádio Peão Brasil

O Dieese – Departamento Intersindical de Estudos Estatístico e Socio Econômicos lançou, nesta quarta-feira (26), o caderno de negociações nº 32 onde destaca as negociações salariais de janeiro a julho.
Negociações avançam e greve da construção civil SP é suspensaCrédito: Arquivo
Trabalhadores da construção e mobiliário e do vestuário registraram aumentos reais de salários em cerca de 60% dos acordos
De acordo com o estudo 42,5% das negociações, com datas-bases em junho e julho, conseguiram repor perdas nos reajustes. A melhora, em comparação com datas-bases anteriores, se deve em parte, pela queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

No entanto, o estudo afirma que as informações disponíveis no Sistema refletem as poucas negociações concluídas, por isso, o resultado, no ano, pouco mudou em relação à última edição do estudo do Dieese.

Em relação às categorias profissionais, o levantamento aponta que os principais destaques ficam por conta das negociações envolvendo os trabalhadores da construção e mobiliário e do vestuário, que registraram aumentos reais de salários em cerca de 60% dos acordos.