Brasil pode entrar em lista da OIT por violar leis trabalhistas

O Brasil deve entrar para a lista da OIT (Organização Internacional do Trabalho) de países que serão examinados por suspeita de violar as convenções internacionais do trabalho. A lista pode ter até 40 países. No portal do Seeb-BA

carteira de trabalho fila emprego original

Na região das Américas, o Brasil aparece na segunda posição de prioridade, atrás apenas da Colômbia. O País deve ser incluído na lista por desrespeitar a Convenção 98, que trata do tema “negociação coletiva e representação sindical” e pela deterioração da relação trabalhista em meio à pandemia.

Todo ano, a OIT recebe lista conjunta de países violadores de leis trabalhistas, produzida por sindicatos e entidades patronais para avaliar a situação dos governos. Com isso, avaliam se existe violação e se o país precisa promover mudanças.

Vale lembrar que o governo Bolsonaro foi incluído na chamada “lista curta”, com outros 23 países por suspeita de ferir a Convenção 98.