Confira o que abre e o que fecha no Grande Recife neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador

DECISÃO Abertura no dia 1º.05 é inédita na RMR, mas foi negociada

Com a crise enfrentada pelo comércio em decorrência da pandemia da covid-19, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, em negociação com o Sindicato dos Comerciários, autorizou, pela primeira vez, o funcionamento facultativo do comércio do Grande Recife no feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no próximo sábado (1º). Nos anos anteriores, todas as lojas eram fechadas na data.

"Estamos vivendo momentos difíceis e precisamos nos adaptar. O comércio vem sofrendo muitas perdas devido à pandemia da covid-19 e toda oportunidade de venda é bem-vinda. Esperamos que a abertura das lojas nesse feriado possa gerar bons negócios e o aquecimento da economia", afirmou Fred Leal, Presidente da CDL Recife.

Apesar da confirmação da autorização de funcionamento no feriado só ter sido divulgada na tarde desta quarta-feira (28), Fred já havia afirmado, conforme matéria publicada pelo JC na semana passada, que estava em negociação com o sindicato dos trabalhadores da categoria para a abertura.

Dessa forma, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente no fim de semana, de acordo com os horários definidos no Novo Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco. Sendo assim, os locais podem abrir enter as 9h e as 18h, seguindo critério próprio. Caso abram às 10h, eles podem fechar às 18h. Se abertos às 9h, o fechamento é às 17h.

HORÁRIOS

O comércio de rua, tanto do Centro, quanto dos bairros poderá funcionar neste feriado das 9h às 17h ou 10h às 18h. Lembrando que a abertura é facultativa.

No caso dos shoppings do Grande Recife, como o RioMar, Plaza Shopping, Shopping Tacaruna, Shopping Recife, Paulista North Way, Shopping Guararapes e Shopping Costa Dourada, o horário de funcionamento será das 10h às 18h. Os shoppings Boa Vista e Patteo Olinda estarão fechados.