PIS: veja quem tem direito às parcelas de até R$ 1.212

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Caixa Econômica Federal efetua, até 29 de dezembro de 2022, o pagamento do PIS 2022 para os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial.

O benefício, pago proporcionalmente aos meses trabalhados no ano-base 2020, pode chegar a até um salário mínimo, R$ 1.212. Para poder receber, o cidadão precisa ter trabalhado, ao menos, 30 dias com carteira assinada por empresa no ano de referência. Além disso, é necessário que a média salarial não ultrapasse dois salários mínimos no período. Confira todos os requisitos abaixo.

Benefício pode ser resgatado até o dia 29 de dezembro. Foto: Dida Sampaio/Estadão© Fornecido por Estadão

Quem tem direito ao abono salarial (PIS)?

De acordo com informações do site oficial da Caixa Econômica Federal, para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisa:

• Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Como consultar o pagamento do PIS?

• Aplicativo Caixa Tem
  • Aplicativo Caixa Trabalhador, disponível nas lojas de aplicativos de celulares Android e iOS
  • Atendimento Caixa ao Cidadão, por meio do telefone 0800 726 0207
  • É possível também entrar nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência para esclarecer dúvidas sobre regularizações de informações.
  • PIS: veja quem tem direito às parcelas de até R$ 1.212
    PIS: veja quem tem direito às parcelas de até R$ 1.212© Fornecido por Estadão
    Caixa planeja prazo de 35 anos para contratos do Casa Verde e Amarel

Banco aguarda publicação de medida provisória que vai permitir mudança em financiamento atrelado aos FGTS