Atual tabela do Imposto de Renda corrói aumento real

Com quase todas as categorias representadas pelos Sindicatos filiados à Força Sindical já tendo fechado suas Campanhas Salariais, firmando seus acordos com ganhos reais, precisamos retomar um tema sobre o qual vimos pressionando o governo há anos, mas que, por descaso, continua prejudicando os trabalhadores: a correção da tabela do IR.

O problema é antigo. De 1996 a 2013, a defasagem acumulada chegou a 62%. O pior é que, para este ano, havia a previsão de uma correção de 4,5%, por medida provisória, que simplesmente caducou por não ter sido votada a tempo. Já são 15 anos, portanto, que correções do IR são feitas abaixo da inflação, fazendo com que quem era isento passasse a ser tributado, e quem já recolhia passasse para uma faixa de tributação mais elevada.

Desta forma, mal os trabalhadores recebem seus reajustes anuaí,s com aumento real, o “Leão” vem para garfar tudo aquilo que os trabalhadores, que enfrentaram, durante todo o ano, juros altos e uma inflação cruel, conquistaram.

Caso a tabela fosse corrigida, milhares de trabalhadores que hoje recolhem IR na Fonte, voltariam à condição de isentos, e esta injustiça seria sanada.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical