Prévia do PIB aponta crescimento de 0,59% no 3º trimestre


FONTE: O Estado de S. Paulo

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,59% no 3º trimestre

Se confirmado este crescimento no PIB que sai no fim de novembro, País terá saído da recessão técnica no 3º trimestre; segundo o Banco Central, IBC-Br avançou 0,40% em setembro e 0,1% no ano

Divulgação
 

A economia deve apresentar crescimento no terceiro trimestre, segundo o Banco Central. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,59% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre.

Na divulgação do mês passado, houve queda de 0,72% no trimestre junho-agosto ante os três meses anteriores. Já no terceiro trimestre deste ano na comparação com idêntico período de 2013, o IBC-Br registrou queda de 0,22%.

O resultado oficial do PIB do terceiro trimestre, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será anunciado em 28 de novembro. Se confirmada a alta do PIB, a economia brasileira terá saído da recessão técnica registrada no primeiro semestre (nos dois primeiros trimestres do ano, o PIB recuou).

Em setembro, o indicador subiu 0,40%, passando de 146,66 pontos em agosto, na série dessazonalizada, para 147,25 pontos. O resultado do IBC-Br ficou acima da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado (+0,2%), mas dentro do intervalo das estimativas (-0,2% a +0,5%).

Em 12 meses, houve crescimento de 0,60%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o indicador ficou positivo em 0,01%. Até agosto, por esse critério, era verificada uma leve baixa de 0,11%. Na comparação entre os meses de setembro de 2014 e de 2013, houve expansão de 0,92%.

Comentários

Postagens mais visitadas