Convenção coletiva garante vantagem mesmo com nova lei para trabalho aos domingo

Benefícios

Publicado por Redação Mix Vale

Posted on 19 de agosto de 2019

Convenção coletiva garante vantagem mesmo com nova lei para trabalho aos domingo. Bancários e comerciários da capital paulista não serão afetados enquanto convenção estiver valendo

Quase um milhão de trabalhadores de duas grandes categorias, bancários e comerciários, não terão, de imediato, algumas das regras desvantajosas aprovadas na medida provisória da Liberdade EconÒmica, a minirreforma trabalhista.

O motivo é que convenções coletivas desses profissionais asseguram ao menos dois direitos derrubados pela medida. Os comerciários da capital paulista têm ao menos dois domingos de descanso no mês. Os bancários não são obrigados a trabalhar aos sábados. Enquanto a convenção coletiva de qualquer categoria estiver valendo, a nova lei não poderá mudar as regras acordadas.

Segundo o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a convenção atual, que vence neste mês e está sendo negociada, assegura escala em que são garantidos dois domingos de descanso por mês. A medida é contrária à MP, que autoriza trabalho aos domingos, com uma folga dominical a cada três.

O advogado Maurício Pepe de Lion, do Felsberg Advogados, afirma que nos casos em que há acordo entre patrão e empregado com regra mais vantajosa, vale o acordo, respeitando a reforma trabalhista de 2017. "Se a convenção coletiva estabelecer uma condição melhor aos empregados, valerá a convenção coletiva", diz ele.

Ricardo Patah, presidente do sindicato dos comerciários e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), é enfático ao dizer que a regra dos domingos não valerá em SP, mas poderá ser usada em todo o país. "Para nós isso foi muito ruim", diz, sobre a minirreforma.

Em nota, a FecomercioSP (federação que representa os patrões) está orientando a manutenção de dois domingos de folga, por haver leis específicas sobre o comércio. "Segundo o princípio da hierarquia das leis, uma lei geral não se sobrepõe a uma lei especial."

Bancários

Para bancários, categoria com 485 mil profissionais no país, a MP derruba lei nacional e autoriza a abertura dos bancos aos sábados, mas a convenção assinada em 2018, válida até 2020, determina jornada de segunda a sexta-feira, conforme artigo 224 da CLT (Consolidação da Leis do Trabalho). "Os bancos até poderão abrir aos sábados, mas os bancários não são obrigados a trabalhar", diz Lúcia Porto Noronha, do escritório Crivelli Advogados Associados.

Ponto por exceção começará a valer na publicação da nova lei

A instituição do ponto por exceção, quando o controle da jornada de trabalho é feito só quando há horas extras, por exemplo, valerá imediatamente após a publicação da lei. Segundo o advogado Maurício Pepe de Lion, a medida poderá ser instituída por acordo entre patrão e empregado, como ocorre no banco de horas. "Será como temos hoje, assinando o acordo vai demonstrar que há uma concordância; não poderá impor." O advogado lembra que a empresa pode ter controle de ponto normal para parte dos profissionais e optar pela jornada de exceção para outros. Ele reforça que, se houver desrespeito aos direitos, o trabalhador poderá ir à Justiça.

Diretor do Dieese critica as mudanças

Para o sociólogo Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do Dieese (departamento de estatística), a minirreforma trabalhista vai precarizar ainda mais as relações do trabalho e não trará os efeitos de recuperação da economia desejados. "Chegou-se a uma máxima flexibilização. Temos PJ, terceirizado, autÒnomo, conta própria, assalariado com carteira. E, agora, o patrão terá poder para não pagar hora extra. É uma prática antissindical."

Mudanças trabalhistas | Como ficam as categorias As convenções coletivas de algumas categorias vão garantir aos profissionais regras mais vantajosas mesmo com a aprovação da MP da Liberdade EconÒmica As vantagens, porém, poderão ser derrubadas em negociações futuras

Acordado sobre legislado

A reforma trabalhista de 2017 determina que acordos e convenções coletivas podem se sobrepor à legislação

Com isso, quem já tem ou conseguir acordo mais vantajoso entre patrão e empregado poderá ser beneficiado

Quem poderá ter vantagem

Comerciários de São Paulo

Ao menos 500 mil comerciários da capital paulista não deverão ser obrigados, de imediato, a trabalhar três domingos com apenas um de folga

Atualmente, a convenção coletiva de trabalho válida até este mês garante a eles jornada de dois por um ou de um para um

O que diz a convenção

Sistema 1X1

Há um domingo de trabalho e um de folga

Sistema 2X1

A cada dois domingos de trabalho, há um de folga

Sistema 2X2

Depois de dois domingos de trabalho, o profissional tem dois de folga

A medida vale para:

Vendedor Estoquista Caixa Supermercadista Trabalhador de concessionária Repositor

Bancários de São Paulo e de todo o país

Pela MP aprovada na Câmara, os bancos e instituições financeiras ficam autorizados a abrir aos sábados

No entanto, a regra não deverá valer nem em São Paulo nem no resto do país ao menos até 2020

Isso porque a categoria fechou, em 2018, convenção que tem validade por dois anos

Nela, está assegurada que a jornada de trabalho dos bancários é de segunda a sexta-feira

Lei trabalhista

A categoria também está amparada pela CLT (Convenção das Leis do Trabalho), que garante a jornada em cinco dias da semana

Para especialistas, apenas a revogação do artigo 224 da CLT é que obrigaria o trabalho aos sábados

Somente em SP, Osasco e Região, há 140 mil bancários

Em todo o país, são 485 mil profissionais

Fontes: medida provisória 881, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Sindicato dos Comerciários de SP, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Constituição Federal, e advogados Maurício Pepe de Lion, sócio do Felsberg Advogados, e Lúcia Porto Noronha, sócia do escritório Crivelli Advogados

Fonte: Agora - Cristiane Gercina

Comentários

Postagens mais visitadas