Motta assume presidência da CNTC

Mandato da nova Diretoria é de quatro anos

O presidente da Fecomerciários e deputado federal Luiz Carlos Motta foi empossado presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, a CNTC. A cerimônia de posse ocorreu na quinta-feira, 5 de março, na sede da entidade em Brasília. Além de Motta, mais três dirigentes sindicais comerciários paulistas compõem a Diretoria. São eles: Márcia Caldas (Rio Preto), Eurípedes Barsanulfo (São José dos Campos) e Carlos Dionísio de Morais (Taubaté). Cerca de 150 convidados prestigiaram a posse. Motta substitui Levi Fernandes Pinto, que agora assume a tesouraria geral. Ambos entregaram as credenciais aos empossados. A Diretoria é composta por 48 membros. O mandato é de quatro anos. O secretário-geral, Lourival Figueiredo Mello, leu o juramento.

Redes sociais

O ato foi precedido pela divulgação conjunta de uma postagem digital promovida pelos 71 sindicatos filiados à Federação, na manhã do dia 5, que obteve forte repercussão nas redes sociais. O texto: “O sindicalismo comerciário paulista se orgulha com a ascensão do seu líder, Luiz Carlos Motta, à presidência da CNTC. Os sindicatos filiados à Fecomerciários sentem-se honrados e desejam sucesso à nova gestão que tem como lema: Reorganizar para fortalecer!”.

Presenças

A solenidade contou com a presença da maioria dos dirigentes de sindicatos filiados à Fecomerciários, representantes patronais, como Ivo Dall’Acqua, diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), líderes de Centrais Sindicais, a exemplo de Miguel Torres (presidente da Força Sindical) e Ricardo Patah (presidente da UGT) e, entre outros, confederações de trabalhadores, representadas por José Calixto Ramos (presidente da CNTI).

Mensagens

Autoridades que não puderam comparecer enviaram mensagens gravadas em vídeo. Foram elas: Rodrigo Maia (Presidente da Câmara Federal), Rodrigo Garcia (Vice-governador de SP), Major Olímpio (Senador), Paulinho da Força, Capitão Augusto e Marcelo Ramos (deputados federais) e Edinho Araújo (Prefeito de Rio Preto).

Depoimentos

Levi: “Gratidão é a palavra que expressa o que sinto neste momento. Este revezamento na Diretoria é salutar para a CNTC com participação efetiva de diretoras e diretores sob a liderança do incansável companheiro Motta”.

Dall’Acqua: “A CNTC é a maior confederação de trabalhadores do Brasil. Juntos, vamos aprofundar o diálogo e a fim de nos readequarmos para crescermos. O sucesso do Motta e sua Diretoria será o nosso sucesso”.

Márcia: “Sinto-me honrada em compor esta Diretoria liderada pelo presidente Motta. É mais uma conquista para nós mulheres. Toda a minha dedicação será voltada para que alcancemos êxitos na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”.

Torres: “Na pessoa do presidente Motta parabenizo todos os empossados. O momento de desmandos aos sindicatos pede a nossa unidade que, com esta posse, se torna ainda mais forte para lutarmos contra retrocessos como a MP 905”.

Patah: “Motta é o primeiro paulista a assumir a presidência da CNTC. Certamente, vai trazer para a nossa confederação as suas experiências adquiridas em São Paulo. A nova Diretoria vai obter resultados extraordinários para os comerciários e trabalhadores do setor de bens e serviços”.

Calixto: “Nem as dificuldades enfrentadas pelo movimento sindical tiram o brilho desta cerimônia de posse. Parabéns, Motta. Esta solenidade é prova de que temos de reagir aos ataques do governo contra os sindicatos e os trabalhadores”.

Motta: “Assumir a presidência de uma entidade tão representativa como esta que, historicamente, obtém conquistas sindicais e trabalhistas aos trabalhadores do comércio e do setor de serviços, é uma tarefa que redobra a minha disposição de lutar pela geração de emprego, manutenção de direitos e defesa da nossa organização e estrutura sindical”.

Fonte: Fecomerciários SP