Confira as pesquisas para os governos dos 12 estados que terão segundo turno

Além da Presidência, 12 estados decidem quem serão seus governadores a partir de janeiro. Com poucos francos favoritos, cenário está em aberto

Publicado: 25 Outubro, 2022 - 09h45 |Escrito por: Redação RBA

Agência Brasil
notice

Os brasileiros voltam às urnas no domingo (30) na disputa do segundo turno, liderada pelo ex-presidente Lula (PT), que tem 54% dos votos válidos, contra 46% do seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (24).

Em 12 das 27 unidades da federação, os eleitores também votarão para eleger novos governadores. Tem segundo turnbo nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Sem nenhum franco favorito, exceto em Santa Catarina e, em menor proporção, em Pernambuco, na maioria dos estados o cenário é totalmente aberto. Em Rondônia e Mato Grosso do Sul, por exemplo, os candidatos dividem a preferência do eleitorado exatamente pela metade. Em outros, a situação é de empate técnico.

Confira a seguir o que as pesquisas mais recentes apontam sobre a tendência do eleitorado para o segundo turno nos estados.

Alagoas

Pesquisa Ipec divulgada na última quinta-feira (20) aponta vantagem de Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, com 49%. Seu opositor, Rodrigo Cunha (União Brasil) tem 40%. Votos em branco e nulos somam 6% e outros 6% não souberam opinar. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança apresentado pelo instituto é de 95%.

Amazonas

No Amazonas, o atual governador também é favorito à reeleição. Wilson lima (União Brasil) tem 53% das intenções de voto, diante de 41% de Eduardo Braga (MDB). Os dados são da pesquisa Ipec divulgada na última quarta (19). Votos em branco e nulos somam 4%, e 2% não souberam responder. O levantamento ouviu 800 pessoas e a margem de erro é cravada pelo instituto é de 3 pontos.

Bahia

Pesquisa Ipec divulgada na sexta-feira (21) aponta empate técnico entre Jerônimo (PT) e ACM Neto (União Brasil), com vantagem para o petista. Com 3% de margem de erro, Jerônimo aparece com 48% da preferência do eleitorado e ACM Neto, 44%. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 3% não souberam responder. O petista segue em uma trajetória de ascensão. Nas pesquisas anteriores ao primeiro turno, ACM Neto era favorito para levar no primeiro turno, mas acabou em segundo lugar.

Espírito Santo

Em outro estado em que as pesquisas não previram a chegada de Renato Casagrande (PSB) ao segundo turno, este lidera agora, com 49%, de acordo com levantamento Ipec divulgado sexta-feira. Ele era cotado para vencer ainda no primeiro turno. Na sequência, seu concorrente, Manato (PL), aparece com 40%. A margem de erro é de 3 pontos. Em branco e nulos somam 4%, e 6% não souberam responder.

Mato Grosso do Sul

Pesquisa Ipec divulgada sábado (22) mostra empate entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB), com 50% dos votos válidos. Analisando os votos totais, cada um aparece com 45%. Brancos e nulos são 5%, outros 5% não souberam responder. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Paraíba

Levantamento Ipec para o estado divulgado na quinta-feira (20) aponta empate técnico entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). O pessebista possui vantagem sobre o tucano, com 47% a 42%. Eles estão empatados no limite da margem de erro, que é de 3 pontos. Votos em branco e nulos somam 7%, e 4% não souberam opinar. A pesquisa ouviu 800 pessoas, e o índice de confiança apresentado pelo instituto é de 95%.

Pernambuco

Pesquisa Real Time Big Data divulgada na terça passada (18) aponta liderança da ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), com 56% das intenções de voto, considerando os votos válidos. Sua concorrente, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), tem 44%. Considerando os votos totais, Raquel tem 52%, Marília 41%, brancos e nulos 5%, e 2% não souberam responder.

Rio Grande do Sul

Pesquisa Ipec para o Rio Grande do Sul divulgada na quinta (21) aponta liderança do tucano Eduardo Leite, com 50%, diante do bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL), com 41%. Brancos e nulos somam 5%, e 3% não souberam opinar. Considerando apenas os votos válidos, Leite tera 55%, contra 45% de Onyx.

Rondônia

Pesquisa Ipec divulgada na quarta-feira (19) aponta empate entre Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL). Ambos concentram 45% do eleitorado. Brancos e nulos somam 5% e 5% não souberam responder. A margem de erro é de 3 pontos. Considerando apenas os votos válidos, os candidatos aparecem com 50%.

Santa Catarina

Pesquisa Ipec divulgada na terça (18) aponta liderança de Jorginho Mello (PL) sobre Décio Lima (PT). O bolsonarista tem 59% das intenções de voto, ante 26% do petista. É a primeira vez que alguém do PT disputa um segundo turno contra a direita no estado. Brancos e nulos somam 9%, e 6% não souberam responder.

São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (19) posicionam o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente de Fernando Haddad (PT). Tarcísio tem 49% dos votos diante de 40% de Haddad. Votos em branco e nulos somam 8%, e 3% não souberam responder. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Sergipe

O Ipec divulgou pesquisa para Sergipe na última quinta-feira (20). Rogério Carvalho (PT) e Fábio (PSD) aparecem em empate técnico, com ligeira vantagem para o petista. Carvalho tem 43% e Fábio, 40%. Em branco e nulos somam 11%, e 7% não souberam responder. A margem de erro é de 3 pontos.