Eusébio Neto cobra uma maior participação dos trabalhadores na gestão do Sistema S

O capital e o trabalho precisam caminhar juntos para o país crescer, afirmou, Eusébio Pinto Neto, presidente do SINPOSPETRO-RJ, em reunião do Conselho Nacional do Senac, nesta quarta-feira (12). Ele cobrou dos empresários uma participação maior dos trabalhadores na gestão administrativa do Senac. A classe operária também financia o Sistema S, disse Eusébio, ao representar a bancada dos trabalhadores na plenária.

Ele frisou a relevância de investir na capacitação e qualificação profissional, bem como na educação. Eusébio Neto salientou a importância do curso profissionalizante na formação do indivíduo. Ele citou o exemplo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se formou em torneiro mecânico pelo Senai, entidade que também faz parte do Sistema S.

O presidente do SINPOSPETRO-RJ disse que, com o avanço da tecnologia no mercado de trabalho, o Sistema S terá que investir mais para capacitar e adequar os profissionais à nova realidade. “O momento é de transformação, com grandes desafios para a classe trabalhadora, portanto é preciso investir mais na educação”, disse.

Eusébio Neto defendeu uma sociedade mais justa e igualitária, com a distribuição de renda e salários melhores para o trabalhador. Ele recebeu o apoio da bancada dos trabalhadores por seu discurso progressista e contundente.

SENAC
O presidente do SINPOSPETRO-RJ foi indicado pela Força Sindical para o Conselho Nacional do Senac em 2016. Na reunião de ontem, o Conselho aprovou a liberação de R$ 4,5 bilhão para investimentos em educação e cursos profissionalizantes.

SISTEMA S
Os Conselhos no Sistema S são formados por empresários, trabalhadores e governo. O Sistema S foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, no início da industrialização no país. Atualmente, 9 entidades compõem o sistema, todas têm seu nome iniciado com a letra “S”: SENAC; SENAI; SESC; SESI; SEBRAE; SENAR; SESCOOP; SENAT e SEST. As entidades, que representam mais de 30 milhões de trabalhadores, foram criadas para promover o treinamento profissional em seus segmentos de atuação, além de consultoria e assistência técnica.