Retorno da valorização do salário mínimo é conquista dos sindicatos

Anúncio foi feito em reunião do presidente Lula com ministro do Trabalho, Luiz Marinho e sindicalistas. Projeção é de um reajuste em torno de 8,5%, a partir de janeiro , diz presidente da CUT

Publicado: 28 Abril, 2023 - 13h49 | Última modificação: 28 Abril, 2023 - 16h13

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha

Roberto Parizotti (Sapão)
notice
Presidente da CUT Nacional, Sergio Nobre

O governo Lula vai mandar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL), retomando a política de valorização do salário mínimo, além de publicar Medida Provisória (MP), com o novo valor do piso nacional, de R$ 1.320, a partir de 1º de maio. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira (27) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes de centrais sindicais.

ReproduçãoReprodução
Lula com Marinho e representantes das centrais sindicais

Feliz com a conclusão da negociação que trouxe de volta a política de valorização do salário mínimo, o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, ressaltou o piso nacional como um importante instrumento de distribuição de renda e fomentação da economia.

Recentemente, as centrais apresentaram ao governo uma proposta de recuperação do salário mínimo para os próximos 25 anos. E enfatizaram o papel do piso na melhoria da distribuição de renda.

“Cada real que entra no bolso do trabalhador que ganha salário mínimo vai direto pro consumo. O trabalhador consome mais arroz, mais feijão, compra mais roupa e, assim, a indústria e o campo produzem e vão gerando emprego”, afirmou.

É uma grande conquista do movimento sindical que só foi possível com apoio, luta e empenho de todos, portanto, parabéns à classe trabalhadora
- Sérgio Nobre

O presidente da CUT disse ainda que o anúncio da volta da política de valorização do salário mínimo deverá ser feito durante as comemorações do 1° de Maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo pelo presidente Lula, e convidou a todos a comparecerem ao ato, a partir das 10 horas.

Leia mais No 1º de Maio vamos celebrar nossa maior vitória dos últimos anos, diz Sérgio Nobre

Veja em quais cidades terá comemoração do 1º de Maio organizada pelas centrais sindicais

O novo cálculo

O reajuste do salário mínimo será feito a partir do cálculo da inflação do ano anterior e do Produto Interno Bruto (PIB) consolidado de dois anos antes, mesmo cálculo feito nos governos anteriores do PT. A nova regra só valerá a partir de janeiro do ano seguinte à aprovação do projeto, mas o governo quer que o Congresso aprove a medida até o fim do ano para que passe a valer já em 2024.

“Ao aplicar o PIB do ano anterior [2023] em cima da inflação deste ano a projeção é de um reajuste em torno de 8,5%, a partir de janeiro”, conta Sérgio Nobre.

Na passagem de 2022 para 2023, o salário mínimo foi de R$ 1.212 para R$ 1.302, acima da inflação. Agora, terá novo aumento real. Mas essa não foi a regra do governo anterior, que havia abandonado a política de valorização do piso nacional.

A intenção do atual governo, disse Marinho, é que essa política volte a ser permanente, como ocorria nas gestões Lula e Dilma.

“É uma política permanente, portanto depende da lei específica do salário mínimo e dependerá da aprovação do parlamento brasileiro”, disse Marinho aos jornalistas logo depois do encontro no Palácio do Alvorada. A regra não muda: o mínimo seria reajustado pela inflação do ano anterior, acrescido do PIB de dois anos antes, a título de ganho real", reforçou o ministro.

Política interrompida

O próprio Marinho afirmou hoje que se a política não tivesse sido interrompida, com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, o mínimo estaria atualmente em R$ 1.391. Mas ele ponderou que no momento econômico atual, “do jeito que nós assumimos o governo”, não seria possível fazer essa recomposição, pelo menos por enquanto. O ministro também destacou a importância do mínimo para a recuperação da economia.

Valorização do salário mínimo sempre foi luta da CUT

Em 2004, a CUT e as demais centrais sindicais, em um movimento unitário, lançaram a campanha pela valorização do salário mínimo. Nesta campanha, foram realizadas três marchas conjuntas em Brasília com o objetivo de pressionar e, ao mesmo tempo, fortalecer a opinião dos poderes Executivo e Legislativo sobre a importância social e econômica da proposta de valorização do salário mínimo.

Também como resultado dessas negociações, foi acordado, em 2007, uma política permanente de valorização do salário mínimo.

Desde 2003 até 2017, segundo o Dieese, o ganho real, ou seja, acima da inflação foi de 77,01%.

A partir de 1º de janeiro de 2017, o salário mínimo era de R$ 937,00. Este valor representou 6,48% sobre os R$ 880,00 em vigor durante 2016 e não correspondeu à variação anual do INPC, em 2016, que foi de 6,58%.

Caso o índice tivesse sido aplicado integralmente, o valor teria ficado em R$ 938,00. Uma vez que o PIB em 2015 não registrou crescimento, seguindo a regra em vigor, não foi aplicado este ganho adicional.

Já em 2018, o reajuste do salário mínimo foi o menor em 24 anos. Subiu apenas 1,81%, ficando em R$ 954,00. Em 2019, último ano em que a valorização ocorreu, a alta foi de 4,61%, de acordo com a inflação do ano anterior mais a variação do PIB dos dois anos anteriores, e chegou a R$ 998,00.