PARTICIPAMOS DESSA REUNIÃO NO RECIFE - UGT-PE discute pauta nacional para enfrentar a crise

A atual conjuntura política e econômica e as perspectivas para 2022, foram discutidas pelo presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, num encontro promovido pela direção estadual da UGT-PE com a presença de trabalhadores e dirigentes sindicais de Pernambuco. O encontro foi realizado no Recife Praia Hotel, em Recife,  e Gustavo Walfrido, presidente da UGT-PE destacou as dificuldades imposta pela pandemia e que, para a segurança de todos, os protocolos sanitários estavam sendo aplicados. Severino Ramos  presidente do Sindicato dos Comerciários de Recife e da Federação dos Comerciários também participou do encontro e destacou as dificuldades do movimento sindical com a reforma imposta pelo Governo em 2017 é o grande desafio a ser enfrentado.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, lembrou que o cenário político é dos mais adversos, destacando a falta de diálogo do atual governo com a sociedade, e os trabalhadores. "O governo não tem uma proposta sustentável para a economia. Isso gera insegurança e desconfiança no País. O resultado são os mais de 14 milhões de desempregados e milhões desalentados que já não sente animo em busca de um emprego". Para Patah o País vive um dos priores momentos de sua história, com a fome e a miséria batendo a porta de milhões de famílias. " Isso é preocupante, pois  podem os enfrentar situações on de as pessoas podem invadir estabelecimentos em busca de comida".

Patah destacou a importância do movimento sindical nesse momento, lembrando do importante papel que os trabalhadores tiveram na redemocratização do País e que isso pode se repetir diante da crise que estamos atravessando. Ele destacou que em Pernambuco o presidente da UGT-PE, Gustavo Walfrido vem promovendo um importante trabalho, reunindo trabalhadores e dirigentes sindicais para discutir uma pauta de ação, tendo com o foco as peculiaridades da região. " A pauta que a UGT-PE esta elaborando será levada a discussão nacional em outubro,  quando farem um  encontro nacional para apontar os rumos que a UGT irá propor ao País para saímos dessa crise."