UGT Participa de evento sobre a importância da ratificação da Convenção 190 da OIT


A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na sexta-feira (25), do evento contra todas as formas de violência contra a mulher e a importância da ratificação da Convenção 190 da OIT (organização das Nações Unidas), que foi realizada na sede do Siemaco-SP.


O evento realizado pela Rede de Mulheres UNI Brasil, contou com a participação de Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, que enfatizou a jornada de trabalho exaustante que as mulheres estão submetidas, e as diversas formas de violência que essas trabalhadoras precisam enfrentar.


“A grande maioria das pessoas que trabalha no comércio são mulheres. Trabalhadoras enfrentam duplas ou triplas jornadas, que diariamente são expostas a inúmeras formas de discriminação ou assédio, seja moral ou sexual, e que, em muitos casos são arrimos de família, por isso a ratificação da Convenção 190 é crucial”, disse Patah.


O evento contou também com a participação de Briceida Gonzalez, diretora regional da UNI Américas Mulheres e de Rosilania Correia Lima (Lana), diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que fez uma exposição sobre a luta das mulheres e a trajetória para conquistar e ter os seus direitos respeitados.


Lana afirmou que apesar das mulheres terem avançado muito em relação a direitos, ainda tem muito o conquistar e a ratificação da Convenção 190 é um passo fundamental nesse processo.



Convenção 190

A Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), dispõe sobre violência e assédio (moral ou sexual) no âmbito laboral.

Apesar do problema abordado pela Convenção 190 seja universal e atingir homens e mulheres, são as trabalhadoras as maiores vítimas dessas práticas.







Comentários

Postagens mais visitadas