Dilma cai no funk, Aécio joga capoeira e mais candidatos que saíram do protocolo - o QUE VALE PARA CONQUISTAR O ELEITORADO!!!

Para especialistas, momentos de descontração funcionam como uma maneira dos candidatos descerem de seu pedestal e se colocarem de igual para igual com o eleitor

Nos últimos dias, dois dos principais candidatos à Presidência apareceram em momentos bem diferentes das tradicionais agendas de campanha, costumeiramente formais e cheias de discursos. Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, dançou funk animadamente em Belo Horizonte. Depois, repetiu a dose no Rio de Janeiro. Já Aécio Neves contou com a ajuda de um cabo eleitoral famoso, o ex-jogador Ronaldo, para ter um momento mais descontraído. O tucano arriscou passos no mesmo ritmo escolhido por Dilma e também jogou capoeira. 
Veja momentos descontraídos dos candidatos nas campanhas: 
Dilma atente a pedidos e dança funk em encontro com a juventude em Belo Horizonte (13/9). Foto: Ichiro Guerra/ Dilma 13
Esses momentos fora do protocolo não são novidade nas campanhas eleitorais, pelo contrário, eles fazem parte do script, de acordo com Carlos Ranufo, cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Os candidatos descem do seu pedestal e se colocam como um igual em relação ao eleitor. Ele está ali, junto ao povo, buscando o voto. Ele faz o que é necessário para buscar uma identificação com o eleitorado”, explica Ranufo. 
E em busca desta tal identificação, vale atender aos pedidos dos eleitores, mesmo os mais inusitados. Foi exatamente o que fez Dilma ao cair no funk, durante o encontro com jovens em Belo Horizonte. Durante o evento, estava previsto que ela assistiria uma apresentação de “passinho”, um estilo de dançar funk. Mas o convite para a candidata  foi uma surpresa.  
Após a apresentação, os dançarinos começaram gritar “Vai Dilma”, a incentivando a dançar. Ela não resistiu ao convite e entrou na onda. Segundo a assessoria dela, o “sim” da presindente foi tão rápido que eles quase não conseguiram registrar o momento. Dias depois, no Rio, a petista repetiu a dose numa nova apresentação de funk. 
Dançar também faz parte da campanha de Aécio. Da mesma forma que a candidatura do PT, a do PSDB disse que esses atos não são programados. Nestes últimos meses de campanha, o tucano dançou com Ana Amélia Lemos, candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e também se divertiu improvisando alguns passos numa visita ao abrigo Cristo Redentor, no Rio. 
Em outro momento de descontração, Aécio mostrou seu lado esportista e suou numa partida de futebol, que reuniu famosos como Zico, Bebeto e Dadá Maravilha.  
Seja no futebol, seja na dança ou em algum evento similar, os políticos se arriscam para mostrar ao eleitor que não são diferentes deles. “O candidato não vai se expor ao ridículo, mas ele tem que demonstrar uma certa flexibilidade. Bater uma bola, dançar um sambinha... Isso faz parte do jogo”, analisa Carlos Ranufo.

Comentários

Postagens mais visitadas