Pular para o conteúdo principal

FGTS: bancos abrem crédito que antecipa saldo de contas inativas; veja os cuidados

Agencia Globo
RIO - Os grandes bancos estão preparando linhas de crédito para atrair clientes que terão direito a sacar recursos de contas inativas do FGTS, que vai liberar cerca de R$ 30 bilhões na economia a partir de março. O Santander foi o primeiro a anunciar uma linha de antecipação de crédito a quem tem direito ao resgate dessas contas, mas os concorrentes já armam estratégias parecidas.
No Santander, o cliente pagará juros que vão variar de 2,59% a 4,59% ao mês. O Bradesco também vai lançar na próxima semana uma linha de crédito exclusiva para a antecipação dos recursos das contas inativas do FGTS, mas as condições ainda não foram divulgadas. O Banco do Brasil também esuda a possibilidade de oferecer a antecipação para os clientes.
Ricardo Figueiredo, consultor de educação financeira da Funcesp, considera que fazer um empréstimo para antecipar os recursos das contas inativas do FGTS só é válido caso o dinheiro seja usado para o pagamento de dívidas. Ainda assim, o juro dessa dívida deve ser superior à taxa da linha de antecipação oferecida pelo banco.
— Só é vantagem fazer um crédito de antecipação da conta inativa do fundo se o destino do dinheiro for o pagamento de uma dívida com juro maior, como o do cheque especial — disse.
Quem não tem dívida, sugere, deve aguardar a data do saque e só então escolher uma aplicação. Tomar empréstimo para investir antes da liberação do dinheiro do FGTS não é recomendado, já que nenhuma aplicação considerada segura terá rendimento acima dos juros cobrados pelos bancos. E se o objetivo é utilizar os recursos para consumir, o ideal também é esperar até a data do saque, que se estende até julho.
— Há um desejo de antecipar o consumo. Ainda que seja tentadora a expectativa de conseguir um bom desconto para o pagamento de um bem à vista, o poder de negociação do consumidor está grande e não vai se dissipar no curto prazo. Ele ainda vai existir até julho, data da última liberação desses recursos — avaliou.
Myrian Lund, professora de finanças da FGV Rio, acredita que essa antecipação oferecida pelos bancos é uma armadilha para o consumidor:
— Minha recomendação é não contratar de forma alguma, porque os juros são altíssimos. É uma furada, então o melhor é esperar um pouquinho e só pagar as dívidas quando o saque for liberado.
Por outro lado, a planejadora financeira recomenda que os consumidores já comecem a negociar suas dívidas:
— A pessoa já pode fazer um levantamento das dívidas e preparar uma proposta para a instituição financeira, mas só pagar quando o dinheiro for liberado.

Comentários

Postagens mais visitadas