"VAMOS COBRAR DOS PARLAMENTARES ALTERAÇÕES NA REFORMA PREVIDENCIÁRIA, A SOCIEDADE ESTÁ DESINFORMADA E APAVORADA

DANIEL MAZOLA -
Na manhã desta terça feira (31) a sede da UGT-RJ foi palco do I Encontro de Sindicatos de Servidores da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro. Um dos valorosos palestrantes do evento foi o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT (Sindiapi), Natal Leo (foto). Aproveitei a ocasião e entrevistamos o experiente sindicalista, radicado na capital paulista.
"Os impactos da Reforma da Previdência no Setor Público" foi o foco principal da palestra do presidente do Sindiapi-UGT. Dirigentes sindicais de diversas categorias, de norte a sul do Brasil, estão preocupados e a maioria indignados com as modificações previstas para o setor da Previdência Social, sendo um dos pontos mais criticados a criação da idade mínima para a aposentadoria (Proposta de Emenda Constitucional 287/16). Na entrevista e durante a palestra, Natal Leo falou sobre o impacto da reforma da Previdência no Regime Previdenciário dos Servidores Públicos, detalhou novas regras da aposentadoria, tempo de contribuição, transição e, uma novidade para muitos: "apenas 37 % dos municípios têm regime próprio, o resto é regime geral da Previdência".
O que vêm por aí é uma expectativa de aposentadoria que vai passar dos 70 anos de idade. Sobre o cálculo da aposentadoria: "Hoje você pega todas as contribuições, tira 20% delas - que são as piores, e faz a média em cima das 80% restantes. No novo texto, essa média inclui todas as contribuições. Isso vai baixar a média dos salários de benefício", explica. "Na prática, não vai haver transição! É preciso sentar, conversar, esclarecer os dirigentes sindicais e políticos sobre isso. Temos que chegar a propostas concretas e apresentá-las aos deputados e senadores, para que sejam discutidas dentro do Congresso. Sem isso, essa reforma vai acabar com a aposentadoria", frisa.
O Encontro contou com a participação do Presidente da UGT no Estado do Rio de Janeiro, Nilson Duarte Costa e de integrantes da Direção Nacional da UGT, entre eles Natal Leo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT (Sindiapi), Francisco Pereira de Souza (Chiquinho), secretário de Organização e Políticas Sindicais, na ocasião representando o presidente Ricardo Patah; e Luiz Carlos Silva de Oliveira, secretário do Servidor Público. Natal Leo vêm formulando alternativas viáveis para que sejam apresentadas aos parlamentares, cobrando alterações no projeto, citou a questão da desaposentação e outras importantes propostas de ajustes.
Confira a entrevista:

Link original da matéria: http://www.tribunadaimprensasindical.com/2017/02/entrevista-vamos-cobrar-dos.htm...